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Convocação aos Vereadores para Sessão Extraordinária no dia 09/12/2025
por Inara Silva publicado 08/12/2025
Nos termos do Artigo 101 e seguintes do Regimento Interno, o Presidente convoca os Senhores Vereadores para Sessão Plenária Extraordinária, a realizar-se dia 09 de dezembro de 2025 às 14:00 horas, no Plenário da Casa Legislativa, tendo como pauta apreciação de matéria acumulada.
Localizado em Destaques
Arquivo object code Decreto nº 004/2025 APROVADO
por Inara Silva última modificação 05/12/2025 11h12
Dispõe sobre a Prestação de Contas dos Administradores do Executivo Municipal, Prefeito Moisés Pedone de Souza e do Vice-Prefeito Gilnei José Nazareth de Souza, referente ao exercício Fiscal de 2023 e dá outras providências.
Localizado em Controle Externo / / Prestação de Contas 2023 / Decreto nº 004/2025 APROVADO
Solicitação Pedido de informações sobre o provimento do cargo de Coordenador do CRAS Mostardas
por Inara Silva publicado 04/12/2025 última modificação 04/12/2025 13h27
A Câmara Municipal, como órgão integrante do Poder Legislativo, possui o dever constitucional e legal de fiscalizar os atos do Poder Executivo, zelando pelo cumprimento da legalidade, da moralidade e do interesse público na gestão administrativa, conforme previsto no art. 31 da Constituição Federal e nas disposições da Lei Orgânica Municipal. Diante disso, com fundamento na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), venho solicitar as seguintes informações: 1. Esta Casa Legislativa tem ciência de que o cargo de Coordenador do CRAS, criado pela Lei Municipal nº 3898/2019, com natureza técnico-operacional e de provimento exclusivo por servidor efetivo aprovado em concurso público, encontra-se oficialmente vago, sendo atualmente exercido, de fato, pelo Secretário Municipal de Assistência Social (que admitiu isso em documento oficial e está registrado em sistema do MDS como coordenador do CRAS Mostardas), o que pode configurar acúmulo indevido de função e possível violação à legislação municipal? 2. A Câmara Municipal tem conhecimento de que há concurso público vigente (Edital nº 01/2024) com candidatos aprovados em cadastro reserva especificamente para o cargo de Coordenador do CRAS, e que, apesar disso, o Poder Executivo não realizou a nomeação de nenhum aprovado, mantendo o cargo vago e suas funções sendo exercidas por agente político comissionado? 3. Essa Casa Legislativa adotou ou pretende adotar alguma medida fiscalizatória ou manifestação oficial diante da situação narrada, como forma de assegurar o cumprimento da legalidade no provimento de cargo público? 4. Existe registro de algum encaminhamento, recomendação ou denúncia da Câmara Municipal ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas ou a outro órgão de controle, para apuração de possível desvio de finalidade administrativa e violação ao princípio do concurso público? Considerando o dever constitucional e legal do Poder Legislativo de fiscalizar os atos do Poder Executivo, requeiro que este pedido de informações seja encaminhado formalmente a todos os vereadores desta Casa Legislativa, para que tomem ciência da situação relatada, especialmente no que diz respeito à possível vacância irregular e ao desvio de função no cargo de Coordenador do CRAS, cuja criação está respaldada pela Lei Municipal nº 3898/2019 e vinculado ao Concurso Público nº 01/2024. Tal encaminhamento é necessário para assegurar a transparência, a responsabilidade institucional e o cumprimento das atribuições fiscalizatórias do parlamento municipal. Ressalta-se que considerando que as funções estão sendo assumidas por agente político, a situação, por si só, comprova a efetiva necessidade do cargo e a urgência de seu provimento regular, nos termos legais. No entanto, reproduzo aqui parte do texto do Projeto de Lei nº 037/2019, que deu origem à Lei Municipal nº 3898/2019 retirado do próprio site da Câmara Municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade nesta Casa Legislativa, o que reforça a responsabilidade institucional dos vereadores na fiscalização do cumprimento dessa norma. Conforme justificativa do referido projeto, o cargo de Coordenador do CRAS foi criado pela seguinte razão: “A criação do cargo efetivo de Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS tem por objetivo atender as exigências do Ministério da Assistência Social e da Secretaria Estadual de Assistência Social a fim de adequar o quadro funcional do CRAS, permitindo assim a regular continuidade dos repasses de recursos fundo a fundo do Governo Federal. Como se pode verificar, o CRAS é um órgão independente na estrutura funcional de política assistencial, tendo, inclusive, estrutura física separada da Secretaria de Assistência Social, atendendo exigência legal. Para legalizar a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS, onde consta que as equipes de referência do CRAS devem contar sempre com um COORDENADOR com nível superior, concursado, é que encaminhamos o presente Projeto de Lei.” Requeiro que a resposta a este pedido de informação seja encaminhada por escrito, dentro do prazo legal (20 dias prorrogável por mais 10 mediante justificativa), nos termos da Lei de Acesso à Informação, com resposta clara, objetiva e não evasiva a todas as perguntas formuladas. Atenciosamente,
Localizado em Transparência / Pedidos de Informação - e-SIC
Solicitação Cópia do Memorando nº 247/2025 da SMASTH que responde o Pedido de Informação nº 65/2025 das bancadas do PSDB e PDT
por Inara Silva publicado 04/12/2025 última modificação 04/12/2025 13h26
Bom Dia! Com base na Lei de Acesso à Informação, solicito cópia do Memorando nº 247/2025 da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação enviado pelo Poder Executivo à esta Casa Legislativa, como resposta a primeira questão do Pedido de Informação Nº 65/2025 de autoria das bancadas do PSDB e PDT.
Localizado em Transparência / Pedidos de Informação - e-SIC
Resumo da Sessão Ordinária de 24 de novembro de 2025
por Inara Silva publicado 01/12/2025
Resumo da Sessão Ordinária de 24 de novembro de 2025
Localizado em Sobre a Câmara / Notícias
Resumo da Sessão Ordinária de 17 de novembro de 2025
por Inara Silva publicado 01/12/2025
Resumo da Sessão Ordinária de 17 de novembro de 2025
Localizado em Sobre a Câmara / Notícias
Arquivo Office Excel 2007 XML workbook Diarias novembro 2025.xlsx
por Inara Silva última modificação 01/12/2025 10h57
Localizado em Transparência / / Diárias 2025 / Diárias Novembro
Arquivo PDF document Diarias novembro 2025.pdf
por Inara Silva última modificação 01/12/2025 10h57
Localizado em Transparência / / Diárias 2025 / Diárias Novembro
Arquivo ODS spreadsheet Diarias novembro 2025.ods
por Inara Silva última modificação 01/12/2025 10h57
Localizado em Transparência / / Diárias 2025 / Diárias Novembro
Arquivo Office Excel 2007 XML workbook Diarias setembro 2025.xlsx
por Inara Silva última modificação 01/12/2025 10h34
Localizado em Transparência / / Diárias 2025 / Diárias Setembro